sábado, 14 de setembro de 2019 - 18:00h
Oficinas Temáticas do Diagnóstico Técnico Participativo (DTP) do Projeto Planos Municipais de Saneamento Básico (TEDPLAN) no Município de Mazagão
As oficinas preparatórias é parte da etapa inicial do Diagnóstico Técnico Participativo (DTP) do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB)
Por: Valdir Júnior, Luiz Felype e Vithória Barreto

Ocorrerá na próxima quarta-feira (18/09/19), na Câmara de Vereadores de Mazagão, e nas Comunidades de Maracá na quinta feira (19/09/19) e Maranata na sexta feira (20/09/19), as oficinas preparatórias como parte da etapa inicial do Diagnóstico Técnico Participativo (DTP) do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Estas atividades serão realizadas pela equipe do Projeto TEDPLAN em parceria com a UNIFAP/FUNASA, Prefeitura Municipal de Mazagão e a comunidade local. O objetivo destas oficinas é permitir a participação e o controle social da população no desenvolvimento e construção do DTP. Durante as oficinas serão realizadas oficinas educativas além de debates e as discussões sobre a realidade local, visando a efetiva participação popular no planejamento das ações de saneamento básico do município. O diagnóstico técnico participativo é uma ferramenta de inclusão social objetivando a democratização das tomadas de decisão sobre questões atuais e futuras do setor de saneamento básico (água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem), sendo de interesse geral da população e principalmente da gestão pública.

O município de Mazagão, localizado na região Sul do Amapá, será palco da primeira oficina entre os seis municípios contemplados (Amapá, Cutias, Itaubal, Mazagão, Laranjal do Jari e Vitória do Jari). O local escolhido no Plano de Mobilização e Controle Social foi a sede da Câmara de Vereadores. O horário será das 09h da manhã e encerramento previsto para o meio-dia.

A participação da sociedade mazaganense será um fator determinante na realização do diagnóstico, sendo uma ótima oportunidade da população para discutir o tema, além permitir a valorização do conhecimento e da experiência dos atores locais (habitantes de Mazagão). Nesta oficina serão também retratados os atuais e futuros cenários sobre o saneamento básico em todo o município.

Por exemplo, durante as oficinas haverá dinâmicas educativas com apresentação de trabalhos dos quatro eixos fundamentais do saneamento básico: água; esgoto; manejo de águas pluviais e limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos (lixo).

Confira o cronograma:

- Dia 18/09/2019 (quarta-feira)

Local: Câmara de Vereadores de Mazagão

Horário: 09h ao meio-dia.

- Dia 19/09/2019 (quinta-feira)

Local: Centro Comunitário - Comunidade Maracá

Horário: 09h ao meio-dia.

- Dia 20/09/2019 (sexta-feira)

Local: Assembleia de Deus - Comunidade Maranata

Horário: 14h às 18h.