terça, 03 de outubro de 2017 - 09:00h

Coordenadoria Municipal de Igualdade Racial

Conferência debate políticas para afrodescendentes em Mazagão
Evento contou com a presença da secretária da Seafro e do presidente do Improir, de Macapá
Conferência municipal foi marcada por debates e propostas para comunidades negras

A 3ª Conferência Municipal de Igualdade Racial discutiu políticas públicas para afrodescendentes em Mazagão, durante todo o dia de terça-feira, 3 de outubro. O evento, promovido pela Prefeitura de Mazagão, através da Coordenadoria Municipal de Igualdade Racial, aconteceu na sede São Sebastião, no bairro Olaria, na sede do Município.

A conferência contou com a presença da secretária extraordinária de Políticas para Afrodescendentes do Governo do Amapá, Núbia Cristina de Souza, do presidente do Instituto de Promoção da Igualdade Racial (Improir) do Município de Macapá, Maicon Magalhães, além do prefeito de Mazagão, Dudão Costa, secretários municipais e representantes da associação quilombola da região de Conceição do Maracá.

Das conferências municipais, saem as propostas locais para serem levadas para as etapas estadual (marcada para novembro) e nacional, que deve ocorrer em dezembro. A coordenadora de Igualdade Racial do Município, Angela de Paula Nunes, reiterou a responsabilidade da atual gestão, em compreender a importância e realizar a conferência municipal.

A secretária Núbia Cristina (Seafro) elogiou a gestão municipal pela realização da conferencia e assinala que esse é um passo importante para a construção de políticas afirmativas em nível local.

“Mazagão cumpre seu papel, ao garantir o debate sobre as políticas para as comunidades quilombolas. Tanto que garantiu a representatividade de muitas delas aqui nesse momento”, disse Núbia, antes de proferir a palestra de abertura.

Já o prefeito Dudão Costa reforçou o compromisso da administração com as comunidades do interior e que também está sendo dispensada atenção às comunidades quilombolas. Ele destacou o constante diálogo com a comunidade de Conceição do Maracá, além do apoio às manifestações culturais e estudos para novas ações afirmativas para afrodescendentes em Mazagão.